Dermatologia

Tratamento para melasma: Tudo que precisa saber!

O tratamento para melasma tem a finalidade de eliminar os incômodos estéticos causados por esta condição. O melasma são manchas escuras e resistentes, de coloração amarronzada, que surgem em regiões específicas do rosto, como o buço, a testa e as bochechas. Em alguns casos, a mancha também aparece nos braços, no colo e no pescoço.

O melasma é uma hiperpigmentação da pele, causado pela produção excessiva de melanina, substância que define a coloração da pele e protege o corpo das radiações solares. 

As manchas possuem bordas bem definidas, mas formatos diversos. A condição é mais comum nas mulheres em idade reprodutiva e naquelas que possuem peles mais escuras. Contudo, homens também podem sofrer com o problema. 

Algumas situações que estimulam o surgimento do melasma são:

  • O uso de anticoncepcional;
  • Tratamentos de fertilização e de reposição hormonal;
  • O estresse e a produção de cortisol;
  • O calor, que causa dilatação dos vasos;
  • A exposição solar sem proteção;
  • O envelhecimento natural da pele;
  • A gestação;
  • As disfunções na tireoide;
  • O uso de medicamentos para tratar outras doenças, como a epilepsia e a hipertensão;
  • A exposição aos raios ultravioletas;
  • A exposição à luz visível, presente em computadores, telas de celular, televisores e lâmpadas;
  • Além disso, fatores genéticos tornam o indivíduo mais propenso a apresentar manchas escurecidas no rosto. 

As manchas do melasma são resistentes, de difícil remoção e prejudicam diretamente a qualidade de vida do indivíduo, reduzindo a sua autoestima, o seu convívio social e profissional. Por isso, é fundamental buscar a orientação de um especialista para detectar e tratar o problema.

O que é tratamento para melasma

Antes de iniciar o tratamento para melasma, é necessário que o diagnóstico esteja fechado. Afinal, nem toda mancha de cor escura é considerada melasma. 

Além da tonalidade escurecida, o melasma aparece em áreas fotoexpostas do corpo e têm uma extensão considerada grande. 

O diagnóstico é feito após a avaliação do histórico pessoal e familiar do indivíduo, bem como hábitos e práticas comuns, como o uso de anticoncepcionais, a exposição solar, o número de gestações e possíveis alterações hormonais.

Além disso, é feito um estudo clínico da mancha. Todo esse cuidado é necessário para não confundir o melasma com outras condições que também causam manchas, como as dermatites e o uso de alguns medicamentos.

Infelizmente, o melasma não tem cura, mas tem tratamento. Seguir corretamente as orientações passadas pelo médico especialista é fundamental para controlar os sintomas e resgatar a autoestima de homens e mulheres.

Existem vários tipos de tratamento para melasma e eles podem envolver:

  • O uso de medicamentos para a remoção das manchas;
  • A realização de procedimentos estéticos para clarear a pele. Dentre eles, os mais comuns são o laser, o peeling e o microagulhamento ;
  • O microagulhamento da pele facilita a absorção dos medicamentos clareadores.

Todos os tratamentos do melasma devem ser realizados por um profissional especialista. Esse é o primeiro cuidado para evitar a piora das manchas e o surgimento de feridas na pele.

Como funciona o tratamento para melasma

Qualquer tratamento para melasma gira em torno de um mesmo objetivo: destruir a mancha escurecida, clarear e estabilizar a pele e evitar que o melasma volte.

Por isso, o processo também inclui o uso diário e correto do protetor solar, com um fator específico e adequado para o rosto, além da redução da exposição ao sol.

Os raios ultravioletas estimulam a formação de pigmentos causadores de manchas e são um fator de risco para o desenvolvimento do melasma.

O tratamento a laser é um dos mais indicados para o melasma devido à sua alta eficiência. Aqui, na Natureh, nós utilizamos o laser Nd:YAG Q Switched. Com alta penetração, o laser destrói as manchas do melasma sem agredir ou danificar a pele.

Dividido em sessões, o tratamento a laser pode variar também em relação à intensidade dos raios. A indicação mais adequada deve levar em conta três fatores importantes do melasma:

  1. A gravidade do problema;
  2. A extensão da mancha;
  3. A resistência do melasma.

Os resultados do tratamento com laser são os melhores possíveis. Mas, obviamente, eles dependem das características de cada mancha e também do controle dos fatores desencadeantes do problema.

Como vimos, o melasma possui vários fatores de risco, como as variações hormonais, a exposição solar excessiva, a falta de proteção, a gravidez, além dos fatores genéticos.

Também faz parte do tratamento do melasma o controle daquilo que é possível ajustar, como a questão hormonal e dos demais estimulantes já citados.

É possível prevenir o melasma?

Como o melasma possui múltiplas causas, e também está associado a fatores genéticos, não é possível evitar totalmente o seu surgimento. Entretanto, existem medidas e cuidados diários que podem reduzir a sua incidência e também controlar os sintomas já existentes. 

  • A primeira é o uso do protetor solar diariamente, mesmo dentro de casa. Como vimos, a exposição à luz visível presente em lâmpadas, televisão, celular e computadores danificam a pele, deixando-a mais suscetível às manchas;
  • Escolha um protetor solar adequado ao seu tom de pele, que seja específico para o rosto e com fator de proteção acima de 50. Os produtos com cor são os mais indicados;
  • Evite a exposição excessiva ao sol, principalmente em horários específicos, como o período compreendido entre 10h da manhã e 16h da tarde;
  • Converse com o seu médico e veja a possibilidade de usar um método contraceptivo que não seja a pílula anticoncepcional.
  • Existem “ fotoprotetores orais “ que na realidade são potentes antioxidantes e vão fazer a proteção do DNA celular frente à exposição solar. São bem indicados como complemento dos tratamentos tópicos e procedimentos estéticos. Também podem ser feitos de forma preventiva para proteger a pele antes de exposições solares intensas como viagens, por exemplo.

Quais alimentos prejudicam o tratamento para melasma

A alimentação é um fator determinante para os bons resultados no tratamento para o melasma. Assim como existem alimentos que ajudam a clarear a pele, existem os alimentos que pioram o quadro. Saiba o que evitar:

Alimentos que estimulam a produção de estrógeno

O estrógeno é um hormônio feminino que estimula a formação de melanócitos, células responsáveis pela pigmentação da pele. 

Alguns exemplos: trigo, cereais integrais, tofu, leite de soja, gergelim, grão-de-bico, semente de linhaça;

Alimentos ricos em cafeína

Alimentos com cafeína estimulam o aumento do cortisol, hormônio do estresse. 

São exemplos: o café, as bebidas energéticas e similares.

Alimentos com alto índice glicêmico

Alimentos ricos em açúcar estimulam os processos inflamatórios.

Devem ser evitados ou consumidos com moderação: doces, chocolates, bolos e outros itens açucarados.

Alimentos processados

Os alimentos industrializados e processados contribuem para a inflamação do corpo e, consequentemente, para o surgimento das manchas escurecidas.

São exemplos: linguiça, salsicha, sorvete, nuggets, salgadinhos e outros.

Carboidratos refinados

Os alimentos ricos em carboidratos refinados estimulam o processo inflamatório e devem ser evitados. 

Alguns exemplos são: pães, salgados, pizzas e outros itens feitos com farinha de trigo refinada.

Laticínios

Algumas pessoas não conseguem digerir bem os alimentos derivados do leite, o que contribui para a inflamação e para a piora das manchas.

Alguns exemplos: leite, queijo, manteiga, requeijão e derivados.

A lista de alimentos restritos é bastante extensa. Por isso, o ideal é reduzir o seu consumo e não eliminar todos os itens do seu cardápio. 

Em contrapartida, existem alguns alimentos que ajudam a clarear as manchas de melasma. Confira a lista:

  • Frutas vermelhas;
  • Folhas de cor verde e verde-escura: espinafre, couve manteiga, acelga;
  • Alimentos de coloração intensa, como o verde, o roxo, o laranja e o vermelho;
  • Oleaginosas: castanhas, nozes, avelãs e amêndoas;
  • Especiarias: cúrcuma, pimenta, canela, cravo, gengibre.

Quanto tempo demora o tratamento para melasma

O tratamento para melasma deve seguir uma sequência de aplicações, de acordo com a gravidade de cada problema. Por esta razão, não há como precisar um prazo específico.

Em geral, os resultados começam a surgir a partir da segunda semana de tratamento. É quando o indivíduo já começa a perceber a sua pele mais clara e uniforme.

Contudo, vale lembrar que os bons resultados dependem totalmente do tipo de tratamento realizado e também da disposição do paciente em seguir todas as outras recomendações repassadas pelo médico especialista.

Qual médico responsável pelo tratamento para melasma

Ao longo do artigo, citamos várias vezes a importância de contar com um profissional especialista no tratamento das manchas causadas pelo melasma. Mas, quem é esse profissional?

O especialista que deve acompanhar todo o processo de diagnóstico, tratamento e acompanhamento do melasma é o médico dermatologista. Devemos lembrar que tratamentos equivocados ou mal aplicados podem piorar a situação do melasma e prejudicar ainda mais a aparência e a estética da pessoa que sofre com essa condição.

Portanto, investir em um médico especialista é fundamental para garantir um diagnóstico eficiente, um tratamento correto e um acompanhamento realmente eficaz.

Percebeu uma mancha no rosto com características típicas do melasma? Procure imediatamente um médico dermatologista e inicie um tratamento o quanto antes.

O melasma não é considerado uma doença, mas uma alteração na pele. E, apesar de não evoluir para complicações graves de saúde, seus sintomas atrapalham muito a qualidade de vida do paciente, seu relacionamento social, afetivo e profissional. Por tudo isso, o melasma é uma questão que não deve ser negligenciada.

Conheça a Natureh

A Natureh é uma clínica médica, especialista em tratamentos estéticos, dermatológicos, capilares e pequenas cirurgias, que encontrou na Medicina Integrativa um jeito diferente de cuidar de seus pacientes. 

Para a Natureh, o corpo humano é único e não é possível cuidar de determinada parte dele sem dar a devida atenção aos seus demais componentes. Tudo está relacionado e essa compreensão é a base da Medicina Integrativa. 

Aqui, o nosso foco é proporcionar às pessoas um atendimento humanizado e personalizado, além de tratamentos que resultam em qualidade de vida e longevidade, dois grandes pilares de um organismo realmente saudável.

Agende a sua consulta e venha cuidar da sua saúde com quem realmente entende.

Preencha e seja redirecionado para o whatsapp