Dermatologia

Mesoterapia Capilar: o que é e para que serve?

A mesoterapia capilar é um procedimento estético utilizado para tratar uma condição muito comum em homens e mulheres: a alopecia, mais conhecida como queda de cabelo. Apesar de não haver estatísticas confirmadas a respeito, estima-se que entre 1% e 2% da população sofre com o problema, especialmente na região da cabeça.

O sintoma mais comum da alopecia é a queda de pêlos, muitas vezes, em tufos de qualquer parte do corpo, como as sobrancelhas, os braços, sendo muito mais comum no couro cabeludo.

Apesar de acometer homens e mulheres, o público masculino é o que mais sofre com a queda repentina de pelos, devido à testosterona, hormônio produzido abundantemente pelos homens.

O efeito estético da queda de cabelos causa uma reação negativa do indivíduo, comprometendo drasticamente a sua autoestima e a sua qualidade de vida em todos os aspectos.

A mesoterapia capilar tem o objetivo de tratar a alopecia, cujas causas são multifatoriais. Dentre elas, podemos citar:

  • Picos de estresse;
  • Deficiência de vitaminas e minerais importantes para o fortalecimento dos pelos;
  • Efeito colateral de algum medicamento;
  • Alterações hormonais tipicamente masculinas, como as variações de testosterona;
  • Infecções por fungos e outros agentes nocivos;
  • Doenças autoimunes;
  • Disfunções da tireoide;
  • Reação a uso de produtos químicos no local;
  • Infecções sexualmente transmissíveis, como a sífilis;
  • Fatores hereditários;
  • Traumas na região;
  • Dermatites, além do hábito compulsivo de arrancar os fios da cabeça.

Devemos destacar que os fios capilares possuem um ciclo de vida natural. Eles crescem, ficam estabilizados por um período e, depois, caem. A queda, portanto, é algo normal. Perdemos entre 50 e 100 fios de cabelo todos os dias. 

Contudo, ao perceber uma queda contínua e em volume maior do que o normal, é necessário investigar as causas para iniciar o tratamento.

O que é mesoterapia capilar

A mesoterapia capilar é um tratamento estético realizado na região que está sofrendo com a perda excessiva de pelos, com o objetivo de cobrir falhas causadas pela ausência de fios capilares.

Também chamado de intradermoterapia capilar, o procedimento é feito com a aplicação de medicamentos e outras substâncias nutritivas no couro cabeludo, estimulando os folículos capilares e o seu crescimento.

As aplicações são chamadas de micro infiltrações, pelas quais são injetadas no organismo um conjunto de aminoácidos, vitaminas, agentes de crescimento, bloqueadores hormonais e outros princípios ativos responsáveis pelo crescimento natural de cabelos fortes e resistentes.

A técnica é minimamente invasiva, realizada através do microagulhamento e dura cerca de trinta minutos. É o tempo suficiente para que as substâncias sejam aplicadas na camada mais profunda da pele e ofereça os resultados desejados.

A mesoterapia capilar não é um tratamento considerado indolor, devido ao uso de seringas e agulhas, porém, os desconfortos são mínimos e totalmente toleráveis.

As agulhas utilizadas são extremamente finas e o incômodo surge apenas durante a liberação dos princípios ativos no couro cabeludo.

Para que serve mesoterapia capilar

A mesoterapia capilar tem o objetivo de reparar os danos causados pela queda de cabelos, independente da causa. 

A técnica trata a alopecia e estimula o crescimento dos fios na região afetada pela calvície, de maneira natural e progressiva. Ao mesmo tempo, o procedimento interfere no ciclo de vida dos fios, reduzindo a sua queda.

A alopecia pode ser classificada vários tipos de acordo com as causas e os dois tipos mais frequentes são:

Alopecia androgenética

Nesse tipo de alopecia, a queda de cabelos é causada por alterações genéticas e hormonais, começa na adolescência e se torna mais evidente por volta dos 40 ou 50 anos de idade. É uma condição comum em homens e mulheres.

O principal sintoma da alopecia androgenética é a fragilidade dos fios. A cada novo ciclo, os fios capilares crescem mais ralos e finos, o que os torna mais suscetíveis a quedas e falhas.

Alopecia areata

A alopecia areata se caracteriza pela perda de pelos em regiões diferentes do corpo, como o couro cabeludo, as sobrancelhas e os braços, deixando espaços vazios, de formato arredondado na região. 

É considerada uma doença autoimune e pode estar relacionada a fatores genéticos, alergias e distúrbios da tireoide, dentre outras causas.

Além de tratar a alopecia, a mesoterapia capilar pode ser utilizada para tratar e reparar os cabelos danificados, suscetíveis a queda e quebra. Os principais benefícios são:

  • Redução da progressão da calvície;
  • Diminuição da queda de fios capilares;
  • Estimula e acelera o crescimento de fios novos;
  • Restaura e fortalece as hastes capilares;
  • Diminui a oleosidade do couro cabeludo;
  • Trata e restaura cabelos danificados por agentes químicos, sol, piscina, mar e outros agressores naturais;
  • Melhora a circulação sanguínea da região;
  • Aumenta a densidade dos fios e também o seu volume;
  • Deixa os cabelos mais fortes, bonitos e brilhantes.

Quanto tempo dura o efeito da mesoterapia capilar

A mesoterapia capilar é uma técnica muito eficiente na recuperação de fios e os resultados começam a aparecer a partir da quarta aplicação dos princípios ativos. Entretanto, o efeito não é permanente e a reaplicação é necessária, de acordo com a indicação personalizada do dermatologista.

Quantas sessões são necessárias para a mesoterapia capilar

O número de sessões depende muito da causa da perda de cabelos. Por isso, a consulta com um dermatologista é fundamental para um diagnóstico preciso e correto e também para a indicação do melhor tratamento. 

Entretanto, em regra, são necessárias entre 6 e 12 aplicações para que os resultados apareçam e sejam satisfatórios. Cada aplicação deve ser realizada em um intervalo de cerca de uma ou duas semanas.

Após esse período, o dermatologista deverá orientar o paciente sobre a necessidade da manutenção do procedimento, com reaplicação dos agentes ativos para a conservação dos resultados.

Qual profissional realiza a mesoterapia capilar

A mesoterapia capilar deve ser realizada pelo médico dermatologista. Em um primeiro momento, o médico avalia a intensidade da queda de cabelos do indivíduo e identifica as causas do problema.

Em seguida, o especialista determina os princípios ativos que serão utilizados para a recuperação capilar, define o protocolo mais adequado, bem como o número de aplicações, de acordo com cada caso.

Os resultados satisfatórios da mesoterapia capilar dependem totalmente da qualificação do profissional e da sua experiência na realização dos procedimentos, incluindo o diagnóstico da doença, a escolha das substâncias, o número de aplicações e o acompanhamento geral do indivíduo.

Por isso, ao menor sinal de queda excessiva de cabelo, que ultrapasse os 100 fios diários considerados normais, não pense duas vezes e procure um dermatologista de confiança e, de preferência, que seja especializado com mesoterapia capilar.

Quais as vantagens e riscos da mesoterapia capilar

A principal vantagem da mesoterapia capilar é, sem dúvida, a restauração da autoestima de homens e mulheres. Afinal, a presença irregular de cabelos e, principalmente, a calvície causam um efeito estético bastante desagradável.

Além disso, o preenchimento da região afetada acontece de maneira totalmente natural, pois não há implante de fios e sim o estímulo ao nascimento de cabelos novos, fortes e volumosos.

Como vimos, a mesoterapia capilar é indicada para o tratamento de vários tipos de alterações capilares, o que também torna o procedimento muito versátil, prático e com excelente custo-benefício.

É um procedimento rápido, simples, praticamente indolor, realizado em consultório e que não atrapalha a rotina do paciente, permitindo que ele volte a realizar as suas atividades diárias normalmente, no mesmo dia das aplicações.

Já em relação às desvantagens, podemos citar o efeito rebote do procedimento, que resulta no crescimento exagerado de fios. Mas, essa complicação só é comum quando o diagnóstico e a definição do tratamento não são feitos corretamente, o que é perfeitamente evitável ao optar por um profissional capacitado para tal.

Devemos ressaltar também que a mesoterapia capilar não tem contraindicações. Entretanto, não deve ser realizada por pessoas alérgicas a alguma substância usada no tratamento. Gestantes e lactantes também devem aguardar um momento mais propício para investir na mesoterapia capilar.

Qual a diferença de MMP e mesoterapia capilar

MMP é a sigla para Microinfusão de Medicamentos na Pele. Trata-se de um procedimento para tratar a calvície e também é realizado com o uso de microagulhas na região do couro cabeludo.

Assim como acontece na mesoterapia capilar, essas pequenas agulhas injetam ingredientes ativos no couro cabeludo, aumentando a circulação sanguínea, a oxigenação, o fortalecimento e o crescimento dos fios capilares.

A principal diferença está no método escolhido para a injeção das substâncias no couro cabeludo. Na mesoterapia, são utilizadas agulhas e seringas para a aplicação dos princípios ativos. 

Já na MMP, a aplicação acontece com uso de um cartucho eletrônico, com várias microagulhas acopladas, responsáveis pelo transporte dos ingredientes usados no tratamento.

Conheça a Natureh

A Natureh é uma clínica médica, especialista em tratamentos estéticos, dermatológicos, capilares e pequenas cirurgias, que encontrou na Medicina Integrativa um jeito diferente de cuidar de seus pacientes. 

Para a Natureh, o corpo humano é único e não é possível cuidar de determinada parte dele sem dar a devida atenção aos seus demais componentes. Tudo está relacionado e essa compreensão é a base da Medicina Integrativa. 

Aqui, o nosso foco é proporcionar às pessoas um atendimento humanizado e personalizado, além de tratamentos que resultam em qualidade de vida e longevidade, dois grandes pilares de um organismo realmente saudável.

Agende a sua consulta e venha cuidar da sua saúde conosco.

Preencha e seja redirecionado para o whatsapp