O envelhecimento é uma condição natural de qualquer ser humano e afeta todas as partes de seu corpo, incluindo a sua região íntima. Especialmente nas mulheres, os efeitos dessa alteração são ainda mais incômodos porque comprometem a sua qualidade de vida. O rejuvenescimento íntimo é uma técnica rápida e indolor que promove uma renovação interna e externa da região íntima da mulher, restaurando seu aspecto estético e funcional e devolvendo a sua segurança e a sua autoestima.
À medida que o tempo passa, a mulher observa diversas mudanças na sua região íntima. Desconfortos durante o contato sexual, pele mais flácida e assimétrica, escurecimento e problemas urinários são algumas reclamações comuns.
Essas alterações são resultado do envelhecimento, mas também estão associadas aos hábitos de vida, como o uso de determinadas roupas, o tipo de depilação adotada e, até mesmo, os períodos de gravidez.
O rejuvenescimento íntimo foi desenvolvido para tratar a região genital, mas está totalmente relacionado às emoções da mulher, uma vez que lida diretamente com o seu lado afetivo e com a sua relação com o corpo.
A seguir, vamos saber mais sobre o rejuvenescimento íntimo, como é feito, quais as indicações e qual profissional procurar para iniciar o tratamento.
O que é rejuvenescimento íntimo
O rejuvenescimento íntimo é um tratamento terapêutico, estético e não invasivo cujo objetivo é remodelar a região íntima feminina, melhorando o seu aspecto estético e funcional.
É normal que muitas pessoas associem o rejuvenescimento íntimo à restauração do hímen, mas, na verdade, o procedimento é muito mais amplo e trata problemas diversos, como a secura vaginal e a incontinência urinária, por exemplo.
Esses e outros problemas costumam ser causados pelo mau funcionamento da vagina e se intensificam com o passar dos anos, especialmente na menopausa, comprometendo sobremaneira a qualidade de vida da mulher e a sua relação com outras pessoas.
O rejuvenescimento íntimo pode ser executado de diversas formas, com uso de laser, radiofrequência, peelings, microagulhamento, preenchimento e aplicação de bioestimuladores, com associação de duas ou mais técnicas.
É uma prática simples, com excelentes resultados e um pós-operatório com rápida recuperação para a paciente. Seguro, o rejuvenescimento íntimo pode ser aplicado tranquilamente em pessoas saudáveis, com as seguintes exceções:
- Mulheres com infecções urinárias, vaginais e infecções sexualmente transmissíveis em situação ativa;
- Mulheres com infecção ativa de HPV;
- Mulheres durante o período de gestação ou amamentação;
- Mulheres em tratamento contra o câncer;
- Mulheres com doenças autoimunes.
O ideal é conversar profundamente com o médico, que deverá avaliar o histórico de vida e as necessidades da paciente e indicar o melhor tratamento.
Para que serve o rejuvenescimento íntimo
Como vimos, o rejuvenescimento íntimo trata a região íntima feminina, combatendo a flacidez, a assimetria da parede vaginal, o escurecimento da região, além de problemas do assoalho pélvico, como a incontinência urinária e a dor durante a relação sexual.
Com a correção desses problemas, a mulher experimenta uma rotina com mais qualidade, se sente mais segura e feliz com o seu corpo, mesmo que já esteja em uma fase mais madura da sua vida.
Além disso, o rejuvenescimento íntimo também pode ser realizado por mulheres mais jovens, que estejam insatisfeitas com o aspecto estético da sua região vaginal. Lábios disformes, frouxos e região escurecida são problemas comuns e que podem ser atenuados com o tratamento vaginal.
Portanto, devemos deixar claro que o rejuvenescimento íntimo não trata só do aspecto físico do corpo, mas também do fator emocional da mulher, independente da sua idade e de acordo com as suas necessidades.
Confira algumas indicações do rejuvenescimento íntimo:
- Vagina ressecada, com pouca lubrificação, uma condição comum na menopausa e que pode ser causada por doenças ginecológicas e uso de medicamentos;
- Dor durante a relação sexual causada pela secura vaginal;
- Região íntima escurecida, incluindo a virilha e a região perianal;
- Casos de incontinência urinária de esforço: escapes de xixi durante espirros, tosse e outras atividades que exigem força;
- Lábios vaginais assimétricos;
- Lábios vaginais frouxos e flácidos;
- Hipertrofia dos pequenos lábios (pequenos lábios maiores do que o normal);
- Disfunções típicas da menopausa, como atrofia muscular, coceira, irritação, corrimento e dor local;
- Baixa libido;
- Tratamento de manchas e cicatrizes;
- Suor em excesso na região íntima.
Quais os benefícios do rejuvenescimento íntimo
O rejuvenescimento íntimo oferece inúmeras vantagens para mulheres jovens e maduras, pois trata problemas diversos que surgem em diferentes faixas etárias.
O tratamento estimula a formação de novas fibras de colágeno e de novos tecidos, garantindo uma região íntima mais firme, resistente, sensível, esteticamente bonita e agradável, com uma circulação sanguínea ativada, como era alguns anos atrás.
Além de ter um corpo mais bonito e saudável, existem outros benefícios, como:
- Maior sensibilidade durante o contato devido ao estreitamento do canal vaginal, o que resulta em momentos íntimos mais agradáveis;
- Maior resistência às infecções urinárias de repetição;
- Região íntima mais harmônica e esteticamente bonita;
- Menos escapes de xixi;
- Libido mais aflorada;
- Melhora da autoestima e dos relacionamentos amorosos;
- Vagina mais “viva”, com menos palidez;
- Mais segurança para a mulher e melhora da qualidade de vida em geral.
Quanto tempo dura o rejuvenescimento íntimo
Os resultados do rejuvenescimento íntimo a laser são excelentes, duradouros e muito satisfatórios. Após a primeira sessão, já é possível perceber a melhora nos sintomas apresentados pela mulher.
Entretanto, é indicada a manutenção anual para que os benefícios se prolonguem por muito mais tempo.
Como vimos, a principal causa de disfunções estéticas e funcionais da região íntima é o envelhecimento natural da pele e do organismo como um todo. E, assim como os demais procedimentos estéticos, o rejuvenescimento não tem a intenção de parar o tempo, mas atenuar as alterações provocadas por ele.
Desta forma, continuar tratando a área íntima é fundamental para ter uma vida sexual mais livre, segura, agradável e, principalmente, saudável.
Como é feito o rejuvenescimento íntimo
O rejuvenescimento íntimo pode ser realizado com uso de várias técnicas diferentes e o laser é um dos mecanismos mais comuns, oferecendo excelentes resultados. É um método não invasivo, praticamente indolor, rápido e seguro.
No rejuvenescimento a laser, são feitos disparos de laser nas paredes internas e externas do canal vaginal, ação que pode se expandir para a vulva, virilha e também para a região do períneo.
A ação do laser estimula a formação de novas fibras de colágeno, a renovação de tecidos envelhecidos, melhora a circulação sanguínea do local e regenera as células antigas da região. O efeito do laser é totalmente reparador e restaurador.
Apesar do pequeno desconforto causado pelo laser, a mulher pode retornar às suas atividades do dia, sem precisar alterar a sua rotina ou repousar, uma vez que não há dor, mas apenas uma simples sensibilidade local. Também não há necessidade de internação.
A aplicação do laser é feita em consultório médico, dura cerca de 30 minutos, o que também é uma grande vantagem, pois deixa claro que não é preciso investir muito tempo do seu dia para ter mais conforto e qualidade de vida.
O pouco tempo de cada aplicação também reforça a potência do laser em sanar os problemas citados. As sessões são realizadas mensalmente, uma por mês, chegando a um total de três aplicações.
Entretanto, assim como qualquer outro tratamento estético, a frequência e o número de aplicações devem ser indicados de forma totalmente individual, de acordo com as necessidades de cada paciente. Esses dados são definidos após avaliação e consulta médica com o profissional responsável pelo procedimento.
Qual profissional realiza o rejuvenescimento íntimo
O rejuvenescimento íntimo é um procedimento simples e rápido. Entretanto, deve ser realizado por um profissional qualificado, experiente e especializado. Assim, a mulher consegue aproveitar todos os benefícios e ficar longe dos riscos.
Desta forma, o profissional que está apto a realizar o rejuvenescimento íntimo é o médico dermatologista e também o médico ginecologista. Optar por outros profissionais não é seguro e pode resultar em alterações diversas, como piora dos sintomas, queimaduras, ferimentos, dores, cicatrizes profundas e outros prejuízos.
Além do dermatologista e do ginecologista, o tratamento da região íntima da mulher pode contar com a ajuda de outras especialidades, como a fisioterapia pélvica, responsável por exercícios que vão estimular a musculatura do assoalho pélvico e auxiliar no tratamento da incontinência urinária e das dores, por exemplo.
O primeiro passo, portanto, é falar com o seu médico dermatologista e, junto com ele, buscar a melhor combinação de procedimentos para o seu caso.
Conheça a Natureh
A Natureh é uma clínica médica, especialista em tratamentos estéticos, dermatológicos, capilares e pequenas cirurgias, que encontrou na Medicina Integrativa um jeito diferente de cuidar de seus pacientes.
Para a Natureh, o corpo humano é único e não é possível cuidar de determinada parte dele sem dar a devida atenção aos seus demais componentes. Tudo está relacionado e essa compreensão é a base da Medicina Integrativa.
Aqui, o nosso foco é proporcionar às pessoas um atendimento humanizado e personalizado, além de tratamentos que resultam em qualidade de vida e longevidade, dois grandes pilares de um organismo realmente saudável.
Agende a sua consulta e venha cuidar da sua saúde com quem realmente entende.